Um assunto relacionado a vacina contra a Covid-19 tem causado bastante dúvidas, principalmente em mulheres. Além dos sintomas mais conhecidos como febre, mal-estar ou dor de cabeça, algumas tem apresentado uma outra reação, que é o surgimento de um “caroço” na região da axila. Eles são conhecidos como linfonodos, órgãos que fazem parte do sistema linfático, responsável por proteger o corpo contra doenças.
Ao receber o antígeno da vacina – da Covid-19 ou qualquer outra – o corpo prepara uma resposta imune e as células (linfócitos) que compõem esse processo estão localizadas nos linfonodos. É exatamente por isso que eles podem ficar inchados (aparentando um caroço).
Mas não há motivo para preocupação, pois nesse caso, é uma reação do processo inflamatório, seja por uma vacina ou por uma infecção verdadeira, como a gripe. O que mostra que qualquer infecção pode ocasionar esse aumento do linfonodo. Mas é claro que se após tomar a vacina, se a mulher tiver qualquer reação, é preciso procurar imediatamente o médico para descartar problemas maiores.
Para evitar possíveis equívocos interpretativos com relação ao linfonodos e ao diagnóstico de câncer de mama, a Comissão Nacional de Mamografia do CBR, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), prepararam recomendações específicas aos responsáveis pelos exames de imagem.
Fonte: sbmastologia.com.br